Com o aumento da concorrência e demandas mais dinâmicas, a capacidade de adaptação das empresas se tornou o maior diferencial competitivo.
E nesse cenário de mudança, a automação de processos surge como uma grande aliada dos negócios, devido a sua capacidade de transformação.
Segundo uma pesquisa da McKinsey, 66% das empresas já experimentaram a automação e 88% planejam implementá-la nos próximos anos.
No Brasil, as empresas que investiram no recurso relataram um aumento médio de 30% na eficiência operacional e a redução de 25% em custos operacionais diretos.
Os números revelam que a automação de processos é apenas um meio capaz de proporcionar uma transformação mais profunda...
O impacto além da eficiência
A automação reestrutura o núcleo das operações, liberando tempo e recursos para que as equipes possam focar no que realmente importa: inovação, estratégia e relacionamento humano.
Um estudo recente aponta que, até 2025, mais de 50% das interações operacionais podem ser automatizadas, desde que empresas estejam dispostas a repensar e remodelar seus fluxos de trabalho.
Ao integrar a automação nos Centros de Serviços Compartilhados (CSC), por exemplo, as empresas conseguem determinar padrões, identificar gargalos e tomar decisões rápidas com base nos dados monitorados em tempo real.
Desafios à vista
Mas como toda oportunidade, a automação de processos também possui desafios e exige que as empresas estejam preparadas para isso.
De acordo com o relatório da OTRS Spotlight, 78% das companhias que implementaram o recurso precisam revisar os processos periodicamente para garantir que tudo esteja em ordem e maximizar os benefícios.
Qual é o próximo passo para você?
A sua empresa já adotou o recurso ou está analisando o cenário e procurando um parceiro de confiança e com experiência?
Conte com o nosso apoio nessa jornada de transformação para alcançar novos patamares!
Comments